Circuito Comunidade leva serviços como vacinação e acupuntura para Mangabeira, em João Pessoa
03/04/2024
Além disso, haverá a confecção do cartão do SUS, reiki e massoterapia e outras ações de nutrição e enfermagem. Circuito Comunidade vacina contra dengue, influenza e outras doenças, em João Pessoa
Ministério da Saúde/Divulgação
O bairro de Mangabeira, em João Pessoa, recebe neste sábado (6), na partir das 15h, a primeira parada da caravana da cultura, do lazer e da cidadania, com o primeiro Circuito Comunidade deste ano. O evento acontece na Praça do Coqueiral, disponibilizando à população diversos serviços realizados pela TV Cabo Branco e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Entre as atividades oferecidas, destaca-se a oportunidade de colocar as vacinas em dia, com a presença da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizando imunização para toda a população.
LEIA TAMBÉM:
Paraíba ultrapassa 5 mil casos prováveis de dengue
Além disso, haverá a confecção do cartão do SUS, práticas integrativas como acupuntura, reiki e massoterapia e outros de serviços de nutrição e enfermagem.
Um chamado especial é feito para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal contra a dengue, utilizando a vacina Qdenga. Também será discutida a importância da vacinação contra a influenza, prioritariamente para grupos específicos conforme diretrizes do Ministério da Saúde.
Diante da contínua ameaça da COVID-19 e da influenza para a saúde pública, é fundamental aproveitar a oportunidade para atualizar a situação vacinal, especialmente nos grupos elegíveis.
Quem pode se vacinar
Caso o usuário tenha contato com a dengue antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre d1 e d2, desde que a d2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.
Já para influenza, a vacina inicialmente está sendo administrada apelas para pessoas que fazem parte do grupo prioritário.
São elas:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (aquelas mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto);
Professores do ensino básico e superior;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais de idade;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
Profissionais das forças armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Pessoas com deficiência permanente;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba